Dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura. Como emagrecer de forma definitiva, com uma reeducação alimentar e manutenção de uma actividade física adequada, referindo aspectos psicológicos que deve alterar para atingir a sua meta.


Como emagrecer - Dica 6

Sopa sempre antes das refeições
As vantagens de comer sempre sopa são inquestionáveis, mas podemos acrescentar aqui mais alguns bons motivos para passar a comer sempre sopa antes das suas principais refeições. Há sempre uma boa razão para incluír sopa na nossa alimentação diária – faça chuva, sol ou frio.
Aqui ficam então 8 bons motivos para comer sopa:
  1. Alimenta o corpo e a alma: sopa aconchega e alimenta - corpo e alma. Se for quente, aquece-nos, se for fria, refresca-nos, com a eficácia que se pretende! Já uma cerveja ou um gelado até podem refrescar-nos mas desidrata-nos e ambos podem engordar-nos... com eficácia mas... isto não se pretende!
  2. Fonte de minerais e vitaminas. Como não deitamos fora a água da cozedura (esta deve ser breve e só se deve colocar as verduras quando a água estiver a ferver), os minerais e algumas das vitaminas das hortaliças, bem como das leguminosas etc., permanece. Bónus: tomate e espinafres são hortícolas que se tornam mais nutritivas ainda quando cozidas (versus em crú).
  3. Fonte de leguminosas. Há que aproveitar as sopas para incluir feijões, lentilhas, grão, ou soja, pois as leguminosas são ricas em fibra, proteína vegetais, ferro e cálcio. Pela sua variedade contêm um leque vasto de cores e sabores, e são muito saciantes; triture no puré mas deixe algumas a boiar.
  4. Jantar ideal. Uma sopa rica pode fazer um rico jantar, já que o jantar convém ser mais leve que o almoço. Sopa de peixe, sopa de cevadinha perolada com cogumelos e feijão encarnado, caldo verde, sopa à alentejana, gaspacho com pão torrado e ovo picado, e canja de galinha, são apenas alguns exemplos de sopas saudáveis e equilibradas.
  5. Baixa em calorias: a sopa é relativamente baixa em calorias por prato, fecha o melhor equilibrio entre baixo valor calórico e alto poder de saciação (tira a fome devido ao seu volume, à quantidade de água e fibras que contém);
  6. Se tiver pressa: especialmente fora de casa, poucas escolhas se comparam em vantagens nutritivas;
  7. Para quem tem muita fome: regra de ouro no controlo de peso, por todos os motivos anteriormente mencionados;
  8. Para quem não gosta do "resto" (repete a sopa)!
Sabe quais as dietas mais populares? Conheça-as: