Dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura. Como emagrecer de forma definitiva, com uma reeducação alimentar e manutenção de uma actividade física adequada, referindo aspectos psicológicos que deve alterar para atingir a sua meta.


Como emagrecer

  1. Divida suas refeições da seguinte maneira: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia, com intervalos de no máximo 3 horas.
  2. Evite pular alguma refeição, mesmo que você não sinta fome, pois quando a pessoa fica muitas horas sem comer pode ocorrer redução na concentração de glicose no sangue e você poderá sentir ansiedade, fadiga, náuseas, além de chegar na próxima refeição com muita fome.
  3. Ingira muito líquido durante o dia, no mínimo 2 litros, de preferência fora das refeições principais pois isto produzirá uma sensação de saciedade.
  4. Sempre que possível consuma verduras e legumes crus, pois apresentam um maior valor nutricional se comparados aos cozidos. Também são ricos em fibras, o que auxilia o funcionamento do intestino e apresentam um maior poder de saciedade.
  5. Procure praticar alguma atividade física, pelos seus inúmeros benefícios, tais como auxiliar no emagrecimento.
  6. Controle a quantidade de gordura e açúcar ingeridos. Na hora de preparar as refeições use o mínimo possível de óleo e dê preferência às carnes grelhadas, assadas ou cozidas. Quanto ao açúcar substitua por adoçantes.
  7. Utilize o sal com moderação para evitar a retenção de líquidos.
  8. Não desconte suas angustias, preocupações e ansiedades na comida; isso somente irá dificultar as coisas, tente resolver os problemas separadamente.
  9. Mastigue bem os alimentos, e aprenda a saboreá-los. O processo de mastigação estimula o centro da saciedade no cérebro. Isto leva em torno de 20 a 30 minutos para ocorrer, portanto evite comer muito rápido para não continuar sentindo fome e conseqüentemente comer mais.
  10. Procure iniciar o almoço e o jantar com salada, pois a tendência será controlar o consumo do prato quente.
  11. Dê preferência aos alimentos light, pois fornecem em média 30% menos gorduras e cuidado com os produtos dietéticos, eles nem sempre tem baixas calorias.
  12. Ao se exceder na alimentação aumente a atividade física.
  13. Evite ter em casa produtos que, no momento, você deve evitar, para não cair na tentação.
  14. Apaixone-se por você, cultive a auto-imagem e o pensamento positivo. Esta é a maior motivação para continuar a dieta.
  15. Use e abuse dos chás de erva-cidreira, erva-doce, camomila, etc. Evite os chás com cafeína, como o preto e o mate pois eles deixam você mais ansioso.
  16. Prefira alimentos integrais ao invés dos refinados. Eles contêm mais fibras e nutrientes.
Para se ter uma redução de peso bem sucedida, é aconselhável que se tenha uma orientação individualizada de um profissional nutricionista, pois sabemos que cada indivíduo apresenta suas particularidades. Outro aspecto interessante é o que se refere a ansiedade. Normalmente as pessoas mais ansiosas são as que engordam “sem querer”. Existem outros fatores que fazem com que determinadas pessoas são magras e outras “gordinhas”. Seu médico poderá trabalhar melhor essas questões e lhe oferecer o tratamento adequado.
Sabe quais as dietas mais populares? Conheça-as:
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