Dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura. Como emagrecer de forma definitiva, com uma reeducação alimentar e manutenção de uma actividade física adequada, referindo aspectos psicológicos que deve alterar para atingir a sua meta.


Emagrecer, comendo devagar

Existem duas razões bastante benéficas sobre a importância de comer devagar e conscientemente.
Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito.
Quando você percebe e aprecia cada porção de comida, você se sente mais satisfeito depois de comer.
Comer muito rápido e distraidamente é, sem dúvida, um hábito comum entre as pessoas que tem problemas de peso.
Quanto tempo você leva para comer?
Às vezes, você se sente insatisfeito depois de comer?
Já passou pela experiência de fazer uma refeição razoável e dizer a si mesmo... “Não foi muita comida, de jeito nenhum. Eu ainda estou com fome”... simplesmente porque não prestou atenção ao que comeu?
Pesquisas demonstram que existe um intervalo – de até 20 minutos – entre o momento que seu estômago fica pleno de comida e o reconhecimento disso pelo cérebro.
Quanto mais devagar você come, mais tempo tem para que a mensagem “estou satisfeito” alcance seu cérebro e ele lhe dê o sinal para parar de comer.
Coma Devagar
Estudos mostram que as pessoas, de fato, comem menos quando comem devagar.
Em um estudo conduzido na Universidade da Luisiana, os pesquisadores deram a um grupo de pessoas com excesso de peso uma refeição de nuggets e registraram em que velocidade elas comiam.
A seguir, alimentaram o mesmo grupo de voluntários com uma serie de refeições durante alguns dias, instruindo-os a levar a comida a boca somente quando ouvissem uma campainha no computador.
Era permitido parar de comer em qualquer momento em que se sentissem satisfeitos.
Os pesquisadores variavam o ritmo de comer durante cada refeição. Em uma das refeições, a campainha era acionada aproximadamente duas vezes mais devagar do que o ritmo normal de comer que fora encontrado na fase inicial da pesquisa. Em outra, a campainha soava no ritmo em que o participante estava habituado a comer. Em uma terceira refeição, o alarme do computador soava mais rápido para uma parte da refeição e mais devagar no final dela.
Os resultados?
Todos os participantes acabaram comendo menos quando computador dava o sinal em um ritmo mais lento.
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