Dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura. Como emagrecer de forma definitiva, com uma reeducação alimentar e manutenção de uma actividade física adequada, referindo aspectos psicológicos que deve alterar para atingir a sua meta.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tipos de dietas para emagrecer

Existem dois tipos básicos de dietas.
Um deles o incentiva a utilizar um planejamento alimentar, que fornece uma prescrição detalhada para refeições e lanches.
O outro é um sistema de contagem, que lhe permite planejar suas próprias refeições - contanto que você permaneça dentro de certo número de calorias, carboidratos ou número de pontos determinados.
Existem prós e contras nos dois tipos de dieta.
Planejamento alimentar
Prós: Você não terá muitas escolhas.
Para algumas pessoas, não ter muitas escolhas torna a dieta mais fácil, principalmente no início.
Você pode simplesmente dizer para si mesmo: Doce não e pronto! E obedecer a essa regra.
Já que você sabe o que vai comer todos os dias, não precisa gastar muita energia mental para encontrar receitas ou escolher alimentos.
Contras: A inflexibilidade poderá criar um padrão de alimentos "bons" e "maus".
Se você escorrega e come um alimento ruim ou algo que não está no seu planejamento alimentar, pode pensar que estragou a dieta e que, então, pode comer de tudo pelo resto do dia para só reiniciar o controle no dia seguinte. Outra desvantagem é que você pode não conseguir sustentar este tipo de dieta a longo prazo.
Além disso, com pouca ou nenhuma flexibilidade, este tipo de planejamento não considera ocasiões em que é difícil controlar o que se come, como comer fora ou sair de férias.
O que funciona melhor para você?
Ter um conjunto de regras fixas ou uma flexibilidade maior para realizar seus projetos?
Sistema de Contagem de Pontos
Prós: Você pode adaptar com maior facilidade sua dieta ao seu estilo de vida, estabelecendo refeições que funcionam quando você viaja, come fora ou participa de eventos sociais. É possível programar para que suas refeições e lanches incluam todas as suas comidas favoritas.
Contras: Esse tipo de plano pode lhe proporcionar flexibilidade demais. Você pode escolher alimentos que não sejam particularmente saudáveis, ainda que satisfaçam alguns critérios da dieta. Esse tipo de dieta também exige mais tempo e energia do que o planejamento alimentar, já que você precisa pensar no que irá comer. Essas são definições bastante amplas, visto que certas dietas contem elementos dos dois tipos de
planos. Pense nas dietas que você já fez. Como funcionaram para você? Quando escolher suas dietas (a principal e a secundária), pense em que tipo de pessoa é você:
Você funciona melhor se tiver regras para seguir?
Você costuma ter menos desejos se souber que certos alimentos estão completamente proibidos na sua dieta?
Em caso positivo, o planejamento alimentar poderá funcionar melhor para você. Por outro lado, se você se sai melhor quando tem mais flexibilidade, então, a melhor dieta é a do sistema de contagem de pontos.
Escolha uma dieta que lhe permita comer uma variedade razoável de alimentos.
Você poderá emagrecer mesmo que a dieta não seja nutritiva, mas seu corpo se rebela - e você engorda outra vez.

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