Dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura. Como emagrecer de forma definitiva, com uma reeducação alimentar e manutenção de uma actividade física adequada, referindo aspectos psicológicos que deve alterar para atingir a sua meta.


Emagrecer e viajar

Uma semana antes de viajar, crie uma estratégia para a dieta.
Pense nisso com antecedência para que possa se lembrar dela todos os dias antes de partir. Decida o quanto quer ficar próximo de sua dieta original, especificamente sobre as exceções que irá fazer e quantos quilos, se algum, irá se permitir engordar.
Essas decisões são individuais. Não existem respostas certas ou erradas. Algumas pessoas preferem ficar o mais próximo possível da dieta habitual para não engordarem durante este período.
Estas estratégias, no entanto, são totalmente irrealistas para a maioria.
Se suas regras alimentares forem muito rígidas, você poderá ficar irritado e abandonar a dieta de uma vez.
A melhor estratégia pode estar entre estas:
  • Permita-se cento e poucas calorias extras por dia.
  • Siga seu planejamento todos os dias, mas adicione pequenos agrados em algumas ocasiões.
  • Siga sua dieta todos os dias, permitindo um agrado no último dia.
Usar qualquer dessas estratégias pode causar um pequeno ganho de peso (pressupondo que seus agrados não sejam muito grandes, o que é razoável e com certeza muito melhor do que engordar muito.
Você irá se sentir melhor se decidir, de antemão, que é isto o que quer fazer.
Você se sentirá pior se tentar não engordar, comer mais do que planejou e acabar engordando de qualquer maneira.
Para decidir que estratégia usar, pense nos alimentos ou bebidas que você vai querer incorporar à dieta quando estiver viajando.
Sua preferência é beber um pouco no bar?
Comer uma deliciosa sobremesa depois do jantar?
Experimentar alimentos novos e incomuns?
Se suas regras de alimentação forem muito rígidas, você poderá ficar irritado e abandonar a dieta de uma vez.

Álccol e emagrecimento

Infelizmente, o álcool contém calorias - uma porção de calorias. Com 7 calorias por grama e aproximadamente, duas vezes mais calórico, em proporção, do que as proteínas e os carboidratos (que tem 4 calorias por grama).
Além disso, a maior parte dos componentes de uma bebida são altamente calóricos.
Um aperitivo pode facilmente conter 400 calorias!
Muitas pessoas que fazem dieta tentam compensar essas calorias comendo menos.
Mas comer menos pode levá-lo a comer mais depois. Além disso, o álcool, por si só, tem a tendência de diminuir sua inibição, contribuindo para que você coma exageradamente ou coma alguma coisa que não está planejada.
Decidir espontaneamente sobre beber pode parecer uma atitude simples. Porém, para aderir à dieta de forma a alcançar metas, o controle da ingestão de álcool é tão necessário quanto o controle da alimentação espontânea.
De outra maneira, você estará se colocando em risco de voltar a engordar, mais cedo ou mais tarde.
Você precisa decidir se irá beber e o quanto irá beber hoje, antes de estar exposto à questão.
Caso contrário, provavelmente beberá demais.

QUE QUANTIDADE BEBER E COM QUE FREQUÊNCIA
Pense em suas opções: você pode decidir não beber ou beber dentro de um limite pré-estabelecido.
Por exemplo, tomar uma dose por dia, por semana, por mês ou alguma coisa assim... beber um pouco em ocasiões especiais.
Decidir pelo consumo de bebidas alcoólicas exige cuidados para não aumentar muito o teor de calorias em sua alimentação.
Pergunte para si mesmo: “Quero mesmo ingerir minhas calorias deste modo? Seria melhor comer em vez de beber”?
Se essa decisão gera conflitos para você, faça uma lista de vantagens e desvantagens de beber e converse sobre sua decisão com o técnico de dieta.
Escolha um plano que funcione para você.

Estratégias de emagrecimento quando comer fora

Crie um plano para comer fora e também marque antecipadamente o dia para ir a um restaurante e colocar o plano em ação.
Permanecer na dieta todas as vezes em que comer fora ou em comemorações é uma habilidade que requer preparação e prática. Veja o que você poderia fazer para conseguir isso:


  • Escolha o dia e o lugar apropriado. Escolha um dia da semana em que você não esteja particularmente estressado e planeje comer um pouquinho mais cedo do que o habitual, assim não estará com tanta fome. Escolha um restaurante onde sejam servidos alimentos permitidos pela sua dieta.
  • Vá com um amigo. Escolha alguém que não vá ficar insistindo para você comer. Talvez fosse bom convidar seu técnico de dieta.
  • Planeje com antecedência a quantidade que irá comer. É aceitável comer um pouco mais que o normal - talvez uns 25 por cento a mais de calorias do que você comeria naquela refeição. Se, na maior parte das vezes, você faz refeições em casa, estas calorias extras não vão desacelerar seu emagrecimento.
  • Planeje o que você vai comer. Verifique se o restaurante possui cardápios em uma página da internet. Pense nos alimentos que você poderia comer e no tamanho das porções permitidas.
Estas estratégias podem lhe ajudar a permanecer no controle quando comer fora.

Escolha da dieta para emagrecer

Se você já escolheu uma dieta, ótimo. Mas, continue escolhendo porque você precisa de duas dietas - a que vai usar para começar e a que vai substituir a primeira se esta não der certo.
A dieta que você escolherá não importa, desde que seja saudável e balanceada.
Você pode escolher a dieta de livros, sites de internet, de organização de saúde (como as que promovem a dieta saudável para o coração), hospitais, clínicas de emagrecimento, ou organizações comerciais.
Antes de decidir, saiba que não existem dietas milagrosas e que nenhuma funciona da mesma maneira para todas as pessoas. Embora muitas dietas sejam comercializadas como uma novidade ou "o meio mais fácil de emagrecer", pesquisas científicas concluíram que tais apelos simplesmente não são verdadeiros. Todas as dietas conduzem ao emagrecimento da mesma forma - fazendo você comer menos calorias.
Não importa se uma dieta o leva a consumir certos grupos alimentares; a fazer refeições explicitamente estabelecidas, a contar calorias, gramas ou número de pontos predeterminados atribuídos a um alimento.
A questão é que você ainda estará ingerindo um número limitado de calorias.
Pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos verificaram que a maioria das pessoas que não se exercita vigorosamente precisa para emagrecer de um consumo diário entre 1400 e 1500 calorias. Na verdade, numa revisão de dietas populares publicadas no Journal Obesity Research, pesquisadores descobriram que o planejamento alimentar mais comum para a maioria das dietas populares continham aproximadamente 1500 calorias.
Todas as dietas capacitam você para o emagrecimento obedecendo ao mesmo princípio; fazendo você comer menos calorias.

Para emagrecer conte as calorias, não os carboidratos

Sabemos que não existe mágica para emagrecer. A única maneira de perder peso é fazer com que o número de calorias consumidas seja menor do que o número de calorias queimadas. O “truque” é reduzir a ingestão de calorias, mas sem passar fome.
Para funcionar adequadamente, o organismo necessita de carboidratos, porém não de calorias em excesso na forma de açúcares refinados, amidos e gorduras saturadas. O relatório sobre alimentação saudável divulgado em 2002 pelo Institute of Medicine da National Academy of Science recomenda que 45 a 65% das calorias consumidas por adultos sejam provenientes de carboidratos.
Isso representa a ingestão diária de cerca de 520 calorias presentes em carboidratos, com base em uma dieta de 1.200 calorias.
O correto funcionamento do organismo depende, na verdade, de carboidratos complexos, como grãos integrais, frutas e hortaliças.
Esses alimentos são ricos em nutrientes e contêm muito menos calorias do que grãos refinados e alimentos açucarados.
Os carboidratos se transformam em glicose, um açúcar simples, que é a fonte favorita de combustível do corpo e do cérebro. A restrição excessiva do seu consumo, como estabelecem alguns regimes alimentares, esgota o estoque de carboidratos armazenados nos músculos e no fígado. Assim, o organismo tem que produzir glicose a partir da proteína, um modo ineficiente de obter energia que pode causar fadiga, depressão, desequilíbrio de minerais e perda de proteína. Esses distúrbios sobrecarregam os rins, o fígado e outros órgãos, que ficam sujeitos a danos quando esse tipo de dieta não é corrigida.
Os carboidratos sem valor nutricional, como biscoitos recheados, produtos de confeitaria e sorvetes, além de conterem açúcar, apresentam quantidades consideráveis de gordura. Para cada grama de gordura consumido, acumulam-se nove calorias; no caso de cada grama de carboidrato e de proteína, porém, são apenas quatro calorias. Assim, se você limitar o consumo de açúcares refinados, amiláceos e alimentos gordurosos, cortará naturalmente calorias da alimentação e emagrecerá com saúde.

Não desista de emagrecer

Em algum momento da fase de emagrecimento, sem dúvida, você se sentirá desmotivado.
Por exemplo, você vai se sentir assim se a balança não registrar o peso que você espera.
Poderia acontecer amanhã ou na próxima semana, quando sair com os amigos e eles estiverem comendo o que você não pode comer.
Em certos momentos, as desvantagens de fazer dieta parecem superar as vantagens.
Você pode se sentir ressentido ou até um pouco rebelde:
“Deve haver uma maneira mais fácil de emagrecer”.
Modificar uma programação mental que levou anos para se formar demora tempo.
Embora você saiba que tem novas habilidades para lutar contra seus pensamentos sabotadores e aumentar sua autoconfiança, você deve esperar enfrentar momentos de dúvida e decepção.
Quando isso acontecer, você precisará lembrar que fazer dieta foi uma escolha livre de sua parte.
E que ainda há outra escolha possível de ser feita: você pode se sentir infeliz e insultar o destino que "o colocou nesta situação" ou aceitar as desvantagens de fazer dieta como um meio necessário para atingir um fim.
Uma vez que você verdadeiramente aceita que tem que seguir os passos de um programa de dieta, suas dificuldades diminuirão e fazer dieta será mais fácil.
Você não pode impedir que os pensamentos sabotadores apareçam, mas pode reagir a eles.
Você pode não gostar de fazer dieta, mas ela é realidade.

Pesagens semanais devem ser feitas num programa de emagrecimento

As pesagens semanais podem ajudá-lo de várias maneiras:
  • Permitindo que comemore e fortaleça sua autoconfiança quando consegue emagrecer. É importante reconhecer que seu árduo trabalho o conduziu diretamente para a diminuição de seu peso (isso não foi uma mágica) e se sentir bem com os resultados.
  • Possibilitando que se mantenha honesto se engordou. Se você não está seguindo todos os passos deste programa, as pesagens regulares fazem você encarar o fato de que não poderá ter sucesso se continuar fazendo apenas os passos do programa que tem vontade.
  • Ajudando a permanecer comprometido com este programa. Se você está contente porque emagreceu, irá se sentir motivado a continuar fazendo as coisas desta maneira.
Se sentir-se desapontado, irá avaliar onde errou, reler alguns capítulos deste livro e recomeçar.
Mas, seja cuidadoso: se você pisar na balança com a programação mental apropriada, pesar-se pode desgastar sua motivação mais do que ajudar.
Posso me pesar mais do que uma vez por semana?
Sim, e algumas pessoas perceberam que se pesar diariamente as ajudou a se dessensibilizarem em relação à balança.
No entanto, não o faça mais de uma vez por dia. Isto é um sinal de que você está obcecado por dieta e não tem uma perspectiva saudável sobre outros aspectos também importantes da sua vida.

Quantidade de alimentos certos para emagrecer

Se a sua dieta exige que você meça a quantidade de alimentos que pode comer, não se engane pensando que consegue medir com precisão sem instrumentos.
As pessoas que não medem ou pesam sua comida, notoriamente subestimam as porções.
Talvez comer um pouquinho de alimento a mais em cada refeição por não saber a medida exata não tenha importância neste momento, mas, em algum momento fará diferença.
Você precisa encarar com franqueza suas decisões sobre alimentação.
Se vai comer mais do que sua dieta propõe, o faça deliberadamente e não porque você falsamente se conforta pensando: “Tudo bem se eu não souber exatamente o quanto estou comendo”.
Você não terá que medir os alimentos pelo resto de sua vida. Assim que estiver apto a calcular a medida das porções apenas visualizando-as, poderá parar de medi-las. (Claro que, quando você incluir um novo alimento na sua dieta, precisará medi-lo).
Como você saberá se está preparado para parar de medir os alimentos?
Sirva-se de um alimento e então meça antes de comer. Se você se aproximou do resultado, provavelmente está pronto para parar com a medição desse alimento.
No entanto, é uma boa idéia medir sua comida periodicamente para avaliar se sua estimativa está sendo precisa.

Como emagrecer com a atitude certa

Você já teve a sensação de comer automaticamente, como se comer estivesse, de algum modo, fora de seu controle consciente?
A boa notícia é que comer não consiste em uma ação automática. Processos automáticos são involuntários, como por exemplo, os batimentos cardíacos ou o processo digestivo. Você não decide deixar seu coração bater nem interromper o processo da digestão. Entretanto, você decide comer.
Aqui está outra boa notícia: você pode aprender a ter mais controle sobre suas decisões alimentares.

O PENSAMENTO VEM PRIMEIRO
Talvez você não tenha consciência, mas sempre há um pensamento que precede o ato de comer.
Vamos dizer que você veja um pacote aberto de bolachas recheadas. Pegar uma bolacha e levá-la a boca não é um processo automático. Seus pensamentos influenciam o que você faz.
Se você pensar... “Eu quero mesmo comer uma”; pegar só uma não vai fazer diferença se não reagir a esse pensamento, você irá adiante e comerá a bolacha. Por outro lado, se você pensar “Eu realmente quero comer uma bolacha, mas não devo porque não faz parte da minha dieta; eu tenho que evitar comer entre as refeições”, então, você não vai comer a bolacha.
Os pensamentos que fazem você agir de maneira disfuncional são pensamentos sabotadores.
Os pensamentos que conduzem você a agir de forma mais produtiva são pensamentos funcionais.

Definir metas para emagrecer

Estabelecer um objetivo para você pode ser bastante motivador, mas você pode facilmente se sentir sobrecarregado se escolher metas desafiadoras demais ou que você levará muito tempo para alcançar.
Não caia nessa armadilha. Qual é a sua meta?
Chegar a um determinado peso?
Vestir um tamanho específico de roupa?
Ter a aparência que tinha quando jovem?
É natural ter uma meta de longo prazo.
Será preferivel que você tenha metas de curto prazo, por exemplo, emagrecer dois quilos.
É provável que queira mais do que isso. Então, assim que atingir essa meta, estabeleça emagrecer mais dois quilos, e assim por diante.
Cada vez que emagrecer dois quilos, comemore. Chame os amigos ou seu técnico de dieta e festeje com eles. Ou então dê um presente para você.
Considere premiar-se de alguma forma não relacionada com comida, como com aulas de tênis ou massagens, por exemplo.
É mais importante comemorar seus pequenos sucessos do que esperar até conseguir emagrecer bastante e se sentir bem com os esforços que está fazendo.
Agora, vamos falar sobre a rapidez com a qual você deveria tentar emagrecer.
Embora não seja agradável ouvir isto, Quanto Mais Devagar Você Emagrecer, Melhor.
Durante a primeira semana, você poderá perder vários quilos. Mas isto é comum agora porque, no início da dieta, a maior parte do peso perdido é derivado, na verdade, da perda de água e não da gordura.
Provavelmente, você não continuará emagrecendo com essa rapidez, portanto não desanime.
Na verdade, além de não existirem benefícios em emagrecer rapidamente, existe uma grande desvantagem. Quando você diminui de repente a quantidade de alimentos que consome, seu organismo, para se proteger, torna mais lento o seu metabolismo.
É a resposta natural de seu corpo para lhe proteger da morte por inanição.
Especialistas em emagrecimento concordam que sua meta de perda de peso deveria ficar entre 450 e 900g por semana. Mas, está ótimo se você emagrecer apenas 250g, em média, toda a semana.

Emagrecer com exercicios fisicos

Embora muitas pessoas tentem emagrecer fazendo apenas a dieta, as pesquisas garantem que o sucesso do emagrecimento duradouro depende também da regularidade com que se pratica exercícios.
Em uma pesquisa feita pelo National Weight Control Registry, um estudo com milhares de pessoas que emagreceram mais de 13 quilos - e que não voltaram a engordar por pelo menos um ano -, os resultados comprovaram que quase 90 por cento dessas pessoas associaram a dieta à atividade física; apenas 10 por cento haviam feito apenas dieta e 1 por cento emagreceu fazendo apenas atividades físicas.
Os exercícios apresentam muitos benefícios relacionados e não relacionados à dieta:
O exercício ajuda a aderir à dieta.
Fazer exercício físico significa dizer a si mesmo: “Estou determinado a emagrecer e ficar em forma. Estou disposto a assumir esse compromisso, mesmo começando devagar, estou determinado a alcançar o sucesso, de uma vez por todas”.
Encarar os exercícios desta maneira pode ajudá-lo a se comprometer com as mudanças na sua alimentação também e a estender essa determinação para outros esforços para a dieta.
O exercício pode ajudar a controlar o apetite.
Embora os resultados das pesquisas variem, alguns fisiologistas acreditam que a prática regular de exercícios ajuda a regula o sistema de controle do apetite.
O exercício melhora o humor e alivia o estresse.
Se você tem tendência de comer em resposta à ansiedade, frustração e outras emoções negativas, o exercício pode ser uma válvula de escape.
O exercício queima calorias.
Durante os exercícios, seus músculos queimam calorias muito mais rápido que o normal.
Você também continua queimando calorias mais rapidamente depois do treinamento, enquanto seu corpo recupera e reconstrói seus músculos.
O exercício preserva o tecido muscular.
Ao emagrecer, normalmente, você perde gordura e tecido muscular.
Como o exercício o ajuda a preservar o tecido muscular, sua perda de peso virá, em sua maior parte, da perda de gordura.
O exercício promove a autoconfiança.
Na medida em que faz mais exercícios, você se sentirá melhor a respeito de si mesmo e de suas capacidades.
Pesquisadores da Universidade de Houston, no Texas, descobriram que os estudantes que participaram de um programa de emagrecimento e exercícios durante seis semanas disseram sentir-se mais positivos em relação à sua aparência física, menos ansiosos sobre seu corpo e mais confiantes em suas capacidades do que os estudantes que não praticavam exercícios.
O exercício faz você se sentir melhor fisicamente.
Quanto mais se movimenta, mais vai querer se movimentar.
Exercícios físicos regulares fortalecem pulmões, coração e outros músculos, e isso faz com que suas atividades diárias (arrumar a casa, carregar sacolas de compra) se tornem menos custosas.
Os exercícios melhoram o sono e por causa disso você se sentirá com mais energia também.
O exercício melhora sua saúde e ajuda a evitar doenças.
As pesquisas descobriram uma correlação entre exercícios físicos regulares e a redução de risco para doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.
Você sabia?
Os centros de controle das doenças relatam que apenas 17,5% das pessoas que fazem dieta também fazem exercícios físicos.
Não é surpresa que seja tão difícil para as pessoas emagrecerem e ainda mais, não engordarem novamente.

Emagrecer, comendo devagar

Existem duas razões bastante benéficas sobre a importância de comer devagar e conscientemente.
Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito.
Quando você percebe e aprecia cada porção de comida, você se sente mais satisfeito depois de comer.
Comer muito rápido e distraidamente é, sem dúvida, um hábito comum entre as pessoas que tem problemas de peso.
Quanto tempo você leva para comer?
Às vezes, você se sente insatisfeito depois de comer?
Já passou pela experiência de fazer uma refeição razoável e dizer a si mesmo... “Não foi muita comida, de jeito nenhum. Eu ainda estou com fome”... simplesmente porque não prestou atenção ao que comeu?
Pesquisas demonstram que existe um intervalo – de até 20 minutos – entre o momento que seu estômago fica pleno de comida e o reconhecimento disso pelo cérebro.
Quanto mais devagar você come, mais tempo tem para que a mensagem “estou satisfeito” alcance seu cérebro e ele lhe dê o sinal para parar de comer.
Coma Devagar
Estudos mostram que as pessoas, de fato, comem menos quando comem devagar.
Em um estudo conduzido na Universidade da Luisiana, os pesquisadores deram a um grupo de pessoas com excesso de peso uma refeição de nuggets e registraram em que velocidade elas comiam.
A seguir, alimentaram o mesmo grupo de voluntários com uma serie de refeições durante alguns dias, instruindo-os a levar a comida a boca somente quando ouvissem uma campainha no computador.
Era permitido parar de comer em qualquer momento em que se sentissem satisfeitos.
Os pesquisadores variavam o ritmo de comer durante cada refeição. Em uma das refeições, a campainha era acionada aproximadamente duas vezes mais devagar do que o ritmo normal de comer que fora encontrado na fase inicial da pesquisa. Em outra, a campainha soava no ritmo em que o participante estava habituado a comer. Em uma terceira refeição, o alarme do computador soava mais rápido para uma parte da refeição e mais devagar no final dela.
Os resultados?
Todos os participantes acabaram comendo menos quando computador dava o sinal em um ritmo mais lento.

Emagrecer com uma Dieta Saudável

Escolha uma dieta que lhe permita comer uma variedade razoável de alimentos.
Tenha cuidado com qualquer dieta que indevidamente restrinja a escolha de alimentos saudáveis. Você poderá emagrecer mesmo que a dieta não seja nutritiva, mas seu corpo se rebela - e você engorda outra vez.
Dica: Mostre sua dieta a um nutricionista ou a um profissional de saúde para ter certeza de que ela é nutritiva e adequada para você.
Escolha uma dieta que inclua alimentos de seu gosto e de fácil preparo.
É muito mais provável que você siga uma dieta que lhe permita aliar o que é gostoso e o que é conveniente para você. Se você gostar dos alimentos que compõem a sua dieta, você encontrará mais facilmente a motivação para prepará-los e para fazer as refeições sugeridas.
Escolha uma dieta flexível.
Você precisará seguir sua dieta em muitas situações diferentes, tais como: jantar fora, sair de férias, ir a um jantar de negócios, viajar e participar de ocasiões especiais.
Seu planejamento alimentar deve lhe permitir esses eventos comuns do cotidiano, caso contrário você vai acabar por se ver saindo da dieta.
Escolha uma dieta que lhe permita fazer provisões de indulgências.
Uma dieta que coloque os seus alimentos favoritos completamente fora do cardápio irá conduzi-lo, mais cedo ou mais tarde a sentir desejos difíceis de controlar por esses alimentos.
Isso poderá ajudá-lo a aderir à dieta a longo prazo.

Tipos de dietas para emagrecer

Existem dois tipos básicos de dietas.
Um deles o incentiva a utilizar um planejamento alimentar, que fornece uma prescrição detalhada para refeições e lanches.
O outro é um sistema de contagem, que lhe permite planejar suas próprias refeições - contanto que você permaneça dentro de certo número de calorias, carboidratos ou número de pontos determinados.
Existem prós e contras nos dois tipos de dieta.
Planejamento alimentar
Prós: Você não terá muitas escolhas.
Para algumas pessoas, não ter muitas escolhas torna a dieta mais fácil, principalmente no início.
Você pode simplesmente dizer para si mesmo: Doce não e pronto! E obedecer a essa regra.
Já que você sabe o que vai comer todos os dias, não precisa gastar muita energia mental para encontrar receitas ou escolher alimentos.
Contras: A inflexibilidade poderá criar um padrão de alimentos "bons" e "maus".
Se você escorrega e come um alimento ruim ou algo que não está no seu planejamento alimentar, pode pensar que estragou a dieta e que, então, pode comer de tudo pelo resto do dia para só reiniciar o controle no dia seguinte. Outra desvantagem é que você pode não conseguir sustentar este tipo de dieta a longo prazo.
Além disso, com pouca ou nenhuma flexibilidade, este tipo de planejamento não considera ocasiões em que é difícil controlar o que se come, como comer fora ou sair de férias.
O que funciona melhor para você?
Ter um conjunto de regras fixas ou uma flexibilidade maior para realizar seus projetos?
Sistema de Contagem de Pontos
Prós: Você pode adaptar com maior facilidade sua dieta ao seu estilo de vida, estabelecendo refeições que funcionam quando você viaja, come fora ou participa de eventos sociais. É possível programar para que suas refeições e lanches incluam todas as suas comidas favoritas.
Contras: Esse tipo de plano pode lhe proporcionar flexibilidade demais. Você pode escolher alimentos que não sejam particularmente saudáveis, ainda que satisfaçam alguns critérios da dieta. Esse tipo de dieta também exige mais tempo e energia do que o planejamento alimentar, já que você precisa pensar no que irá comer. Essas são definições bastante amplas, visto que certas dietas contem elementos dos dois tipos de
planos. Pense nas dietas que você já fez. Como funcionaram para você? Quando escolher suas dietas (a principal e a secundária), pense em que tipo de pessoa é você:
Você funciona melhor se tiver regras para seguir?
Você costuma ter menos desejos se souber que certos alimentos estão completamente proibidos na sua dieta?
Em caso positivo, o planejamento alimentar poderá funcionar melhor para você. Por outro lado, se você se sai melhor quando tem mais flexibilidade, então, a melhor dieta é a do sistema de contagem de pontos.
Escolha uma dieta que lhe permita comer uma variedade razoável de alimentos.
Você poderá emagrecer mesmo que a dieta não seja nutritiva, mas seu corpo se rebela - e você engorda outra vez.

Vantagens de Emagrecer

Pense nas vantagens que lhe podem proporcionar um programa de emagrecimento:
  • Terei uma aparência melhor
  • Serei mais atraente para os outros
  • Poderei usar roupas de numeração menor
  • Poderei usar roupas de mais estilo
  • Ficarei mais feliz quando me olhar no espelho
  • Gostarei de comprar roupas
  • Não me sentirei tão constrangido
  • Receberei mais elogios
  • Serei mais saudável
  • Serei capaz de fazer mais exercícios sem desconforto ou embaraço
  • Viverei mais tempo
  • Irei me sentir melhor fisicamente
  • Terei mais energia
  • Estarei em melhor forma física
  • Gostarei mais da intimidade sexual
  • Gostarei mais de mim
  • Sentirei que tenho controle
  • Sentirei que conquistei algo importante
  • Sentirei-me mais autoconfiante
  • Aumentarei minha auto-estima
  • Serei menos autocrítico
  • Serei mais extrovertido
  • Farei mais coisas "como ir à praia"
  • Não ouvirei minha família comentando sobre o que estou comendo
  • Conseguirei ser mais assertivo
  • Não me importarei de comer na frente dos outros
  • Não terei ninguém me incomodando por causa de peso
Existem ainda quatro benefícios ainda mais importantes de fazer dieta que podem não ter lhe ocorrido:
  • Seus desejos incontroláveis de comer irão diminuir.
  • Você não lutará mais com a idéia de comer ou não alimentos que não deveria.
  • Você se sentirá bem quando resistir a uma refeição não planejada.
  • Você não se sentirá culpado e desmoralizado por ter cedido aos desejos incontroláveis.

As dietas ricas em açúcar podem aumentar o risco de câncer de mama

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention em agosto de 2004, as mulheres que comem grandes quantidades de carboidratos refinados correm um risco duas vezes maior de desenvolver câncer de mama em comparação com aquelas que consomem menos açúcar e menos amiláceos (alimentos ricos em amido). Segundo os cientistas, isso acontece porque a ingestão excessiva de carboidratos refinados provoca uma elevação súbita nas taxas de glicose, levando às alturas os níveis de insulina no sangue. As altas taxas desse hormônio podem fazer com que as células normais se dividam muito rápido e também elevar os níveis de insulina nas células da mama. Acredita-se que esses dois fatores concorram para a formação de células cancerosas no seio.
Tais estudos não sugerem que as pessoas sigam programas alimentares pobres em carboidratos, e sim que restrinjam a quantidade de carboidratos refinados e os substituam por carboidratos complexos, que contêm alta concentração de fibras. Um grande número de pesquisas revela que as dietas que privilegiam as fibras diminuem o risco de ocorrência de diversos tipos de câncer quando associadas a uma alimentação rica em proteína magra e com pouca gordura. (Por outro lado, ficou comprovado que as dietas com muita gordura elevam o risco de formação de vários tipos de câncer, sobretudo o de mama.) Essas descobertas aumentam a preocupação com mulheres que consomem açúcar refinado em excesso, pois elas podem estar mais sujeitas a ter câncer. Isso se aplica sobretudo àquelas que estão acima do peso, são diabéticas ou apresentam resistência à insulina.

Emagrecer evitando os maus carboidratos

Evite os maus carboidratos.
Todos os carboidratos que ingerimos são transformados em açúcar (glicose), que as células do corpo usam como combustível.
Quando as moléculas de glicose passam dos intestinos para a corrente sanguínea, o pâncreas (glândula situada na parte posterior do estômago) produz o hormônio insulina, que avisa as células de que elas devem absorver a glicose. Assim que as células (da pele, dos órgãos internos, dos tecidos, dos músculos, de gordura e outras) assimilam a glicose, os níveis de insulina no sangue voltam ao normal.
O principal fator que diferencia os bons carboidratos dos maus carboidratos é a velocidade com que esses alimentos são convertidos em açúcar no intestino e absorvidos pela corrente sanguínea. Esse fator é conhecido como índice glicêmico (IG).
Os alimentos que apresentam um IG alto são considerados maus carboidratos. Entre eles estão: arroz branco, farinha de trigo branca refinada e altamente processada (usada na confecção de pães, massas, produtos de confeitaria, panquecas, waffles, etc.); sucos de frutas, refrigerantes açucarados e isotônicos; bolos, tortas, sorvetes, biscoitos recheados, doces e a maioria das sobremesas; batatas chips; bolachas salgadas; e algumas hortaliças (milho e batata-inglesa).
Os maus carboidratos são rapidamente convertidos em glicose no intestino e absorvidos muito depressa pela corrente sanguínea. Esse súbito aumento nos níveis de açúcar no sangue causa uma brusca elevação nas taxas de insulina. Por conta da alta produção desse hormônio, a glicose cai depressa, privando os tecidos orgânicos e o cérebro de energia. Em resposta, o cérebro envia sinais de fome para que a pessoa faça logo outra refeição e restaure as taxas de glicose. Esse círculo vicioso provoca um consumo exagerado de calorias, o que acarreta um aumento excessivo do peso.
Os elevados níveis de insulina necessários para que as células sejam abastecidas de açúcar inibem também a produção de um hormônio chamado glucagon, que orienta as células adiposas a queimar o combustível estocado quando as taxas de glicose estão abaixo do nível crítico. Com a redução da taxa desse hormônio, as células adiposas passam, então, a armazenar mais gordura em vez de usá-la para gerar energia. Assim, quanto menos energia é produzida, mais gordura é acumulada.
Além de promover o aumento excessivo de peso, a ingestão exagerada de alimentos com IG alto pode desencadear graves problemas de saúde. Quando, em resposta ao consumo desse tipo de alimento, o pâncreas secreta insulina em excesso repetidas vezes, as células que a produzem podem entrar em exaustão e fabricá-la numa quantidade cada vez menor. Muitas vezes, isso causa diabetes e resistência à insulina, distúrbio em que os tecidos do organismo não reagem satisfatoriamente aos sinais emitidos por esse hormônio para que a glicose seja transferida do sangue para as células.

Como emagrecer com formas rápidas e fáceis de cortar calorias

Veja a seguir dicas para cortar calorias sem nem mesmo perceber:
  • Substitua o leite integral pela mesma quantidade de leite desnatado. Opte também por adicionar leite desnatado ao café ou ao cappuccino.
  • Use mostarda, ketchup ou maionese light no lugar da maionese comum em saladas e sanduíches.
  • Se você não consegue resistir à batata frita, tente dividir uma pequena porção com um amigo ou coma apenas três ou quatro batatinhas.
  • Uma boa maneira de cortar calorias e carboidratos refinados dos sanduíches é retirar o miolo do pão antes de acrescentar a margarina ou requeijão e os demais ingredientes.
  • Corte uma fatia de pizza ao meio e guarde o restante para comer mais tarde.
  • Preste muita atenção nos tamanhos das porções tanto em lanchonetes quanto em restaurantes. Use as sugestões a seguir para comer menos nesses lugares. Por exemplo:
  1. 1/2 xícara de cereal ou de massa cozida equivale a uma porção. Os restaurantes, porém, servem uma quantidade quase três vezes maior do que essa como se fosse apenas uma porção − e antes da adição do molho.
  2. Uma panqueca ou waffl e pequeno feito em casa corresponde a uma porção. Nos restaurantes, entretanto, uma panqueca grande equivale a cerca de duas porções e meia.
  3. Ao pedir uma salada, tempere-a com molhos light, que têm 1/3 das calorias dos molhos comuns. Se não for possível, opte por azeite de oliva e vinagre. Peça o molho à parte para controlar a quantidade.
  • Verifique sempre os tamanhos das porções de qualquer alimento industrializado que você comprar. Em geral, as pessoas acreditam que um pacote desses produtos equivale a uma porção, quando, na verdade, ele pode conter várias porções.
  • Tome cuidado com os alimentos industrializados feitos com gorduras do tipo trans. Esse tipo de gordura, que é muito prejudicial à saúde, pode estar discriminado no rótulo da embalagem como gordura “hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada”.
  • No restaurante, antes mesmo de começar a comer, peça ao garçom que embrulhe metade da refeição para viagem. Se você esperar para fazer isso quando já a estiver saboreando, acabará comendo mais do que queria, e a quantidade de calorias ingeridas irá para a estratosfera.
  • Substitua o queijo comum por queijos com pouca ou nenhuma gordura. Queijo de cabra light, queijo feta, mozarela light e ricota são boas opções.
  • Retire toda a pele e toda a gordura visível das carnes de aves e da carne vermelha antes de prepará-las.
  • Evite tomar refrigerantes comuns, chás e sucos adoçados. Para acompanhar os lanches, beba chás e café descafeinados, refrigerantes diet ou sucos frescos de laranja e de grapefruit. (Se for tomar suco de tomate em lata, use a versão com pouco sódio.) O melhor, no entanto, é tornar a água a sua bebida favorita.
  • Faça as refeições com calma. Sirva-se de porções pequenas, coma devagar e mastigue bem os alimentos. Faça pausas durante a refeição. Isso permite que o organismo tenha tempo de se sentir saciado e impede que você consuma calorias desnecessárias.

Como emagrecer de modo simples

Uma técnica fácil para emagrecer é ingerir menos 300 calorias por dia e aumentar o nível de atividade física para queimar 200 calorias diariamente. Isso corresponde a uma perda diária de 500 calorias. Como 3.500 calorias equivalem a cerca de 500g de gordura, você conseguirá perder em torno de meio quilo por semana com pouco ou nenhum esforço. O cálculo é o seguinte:
consuma 300 calorias a menos por dia e queime 200 calorias extras com atividades físicas, como caminhadas. Isso lhe permitirá perder 500 calorias por dia, sete dias por semana (500 x 7 = 3.500 calorias).
Se você ingerir 500 calorias a menos sem aumentar o nível de atividade física, ainda assim perderá meio quilo por semana (500 calorias eliminadas da dieta x 7 dias = 3.500 calorias, ou meio quilo a menos). Pense, então, nas possibilidades de emagrecimento que você terá se reduzir a ingestão calórica diária e passar a se exercitar ainda mais.
A perda de peso lenta e estável proporcionada por ajustes na ingestão de calorias é a maneira mais segura e efi ciente de emagrecer e se manter em forma pelo resto da vida. Esse método permite que você se habitue a uma mudança permanente em seus hábitos alimentares, enquanto a prática regular de exercícios condiciona seu corpo a realizar atividades físicas todos os dias para obter a sensação de bem-estar. Parece simples? E é.

Como emagrecer conhecendo as calorias

Acredite: as calorias contam
Apesar do que dizem as dietas da moda, não existe uma fórmula mágica para emagrecer. Talvez você obtenha sucesso seguindo diversos regimes alimentares. No entanto, a única maneira de perder peso é fazer com que o número de calorias ingeridas seja menor do que o número de calorias queimadas. Para se manter sempre em forma, coma alimentos saudáveis e nutritivos e livre-se das calorias extras praticando exercícios.
Um estudo publicado no Journal of American Medicine em abril de 2003 revelou que o melhor meio de emagrecer é manter o consumo calórico diário em um nível mais baixo durante um longo período. A única − e a mais saudável − dieta de emagrecimento que você pode seguir para ter saúde e permanecer em forma é a que estabelece uma alimentação com pouca gordura, muitas fibras e quantidades moderadas de proteína e de carboidratos complexos. Com ela, você não estará exposto a efeitos colaterais perigosos nem sentirá fome. Além disso, conservará o peso ideal e terá os benefícios de um programa alimentar balanceado e nutritivo.
Tornando seu prato mais pobre em gordura e rico em fibras, você terá menos chance de apresentar problemas cardíacos, hipertensão, derrame e diversos tipos de câncer. Essa alimentação é, por natureza, uma dieta de baixa caloria disfarçada. E o melhor é que ela dá certo e continua a funcionar enquanto é seguida.
Esse é um plano alimentar que você pode seguir pelo resto da vida se desejar emagrecer, manter o peso ideal, ter saúde, obter condicionamento físico e viver por mais tempo − adotando uma dica de cada vez.

Prevenir a obesidade

A obesidade pode ser considerada um dos maiores problemas de saúde da atualidade por estar associada a inúmeras doenças, apesar de não representar uma grande causa isolada de morte. Para evitar tanto o crescimento como o surgimento de novos casos de obesidade, torna-se necessário que medidas de prevenção sejam tomadas. A prevenção é realizada através de mudanças no estilo de vida, como reeducação alimentar e inclusão da prática de exercícios físicos. Observa-se que os exercícios de resistência muscular combinados com o exercício aeróbio, pareceram alcançar os maiores resultados nos programas de perda de peso e emagrecimento, por auxiliar no aumento da taxa metabólica de repouso, manter e/ou aumentar a massa muscular e otimizar os índices de mobilização e utilização de gordura durante o emagrecimento. O objetivo de emagrecimento parece ser alcançado com êxito em programas que incluem exercícios de resistência, exercícios aeróbios intermitentes e/ou contínuos que utilizem um alto fluxo de energia. Este processo parece ser mais eficiente por proporcionar um maior gasto calórico total; não somente durante a realização do exercício, mas também por provocar um aumento no consumo de oxigênio pós-exercício, fazendo com que a gordura seja utilizada neste período.

Como emagrecer - Actividades fisicas mais indicadas
A prática contínua de Atividade Física é um fator muito importante para quem se preocupa
com a saúde e com o corpo. Para ajudar no emagrecimento, segue uma lista com as 7
atividades mais indicadas:

1. Corrida
Ela é ainda o melhor exercício aeróbico para quem quer emagrecer. Em 1 hora, uma pessoa de 70kg gasta em média 900 calorias, equivalente a 3 cheeseburguers com refrigerante. Mas se não se sente preparado para correr, pode iniciar com uma caminhada e aos poucos ir evoluindo até alcançar a corrida.
Pontos positivos: Melhora o condicionamento cardiorespiratório.
Pontos negativos: Gera muito impacto nos joelhos e na coluna. Cuidado na escolha do tênis.


2. Bicicleta
Se uma pessoa de 70kg pedalar cerca de 1 hora em ruas com aclives e declives, gastará em média 850 calorias.
Pontos positivos: Melhora o condicionamento cardiorespiratório.
Pontos negativos: Cuidado com o desgaste da coluna e dos joelhos. Antes de começar a pedalar, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna.


3. Tênis
É um esporte que usa força aneróbica e aeróbica, ou seja, é muito completo. Uma partida com cerca de 1 hora de duração (em atividade constante) promete um gasto de 800 calorias.
Pontos positivos: Melhora a coordenação motora e fortalece os músculos.
Pontos negativos: Lesões nos ombros e nos punhos. Se for iniciante, deve fazer sob acompanhamento profissional pois o movimento correto garante o melhor desempenho físico.


4. Futebol
O esporte mais praticado no Brasil promete gastar cerca de 750 calorias em uma hora de atividade (pessoa de 70kg).
Pontos positivos: Fortalece as pernas e melhora o condicionamento cardiorespiratório.
Pontos negativos: O contato físico com o adversário pode ocasionar lesões.


5. Boxe
Além de aliviar o estresse, esse esporte ajuda a queimar uma média de 650 calorias se você lutar por 1 hora contínua.
Pontos positivos: Musculatura definida, principalmente a musculatura abdominal e dos braços.
Pontos negativos: Exige bastante preparo além de material adequado, como luvas e protetores.


6. Musculação
Quem disse que musclação não ajuda a emagrecer? O músculo bem trabalhado exige mais energia (caloria) do que aquele atrofiado. Se o treino for personalizado, a pessoa pode gastar cerca de 350 calorias. Pode não parecer muito, mas esse gasto calórico aumenta conforme você aumenta o volume muscular e a qualidade do treino.
Pontos positivos: Melhora a resistência articular e muscular, fortalece os ossos e ainda acelera a queima de calorias.
Pontos negativos: Pode danificar músculos e tendões se não for feita com orientação adequada.


7. Natação
Além de ser agradável, esse esporte promete queimar 450 calorias em 1 hora de prática.
Pontos positivos: Trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento sem que a pessoa sinta o peso do corpo.
Pontos negativos: O cloro pode causar reações alérgicas.






Como Emagrecer com Musculação

Na musculação a demanda energética depende do tipo de trabalho muscular realizado (tamanho e número de grupos musculares envolvidos na ação), em treinamentos realizados em aparelhos de RML, a demanda está em torno de 0,050 kcal por quilograma de peso corporal a cada minuto, em trabalhos de força visando hipertrofia muscular a demanda é por volta de 0,10 kcal por quilograma de peso corporal e nos exercícios realizados em circuito a demanda chega a 0,133 kcal.

Exemplo:
Sexo=masculino
Peso= 70 kg
Duração= 1 h
RML = demanda energética/hora = 70 kg x 60 min x 0,050 kcal = 210 kcalHipertrofia = demanda energética/hora = 70 kg x 60 min x 0,10 kcal = 420 kcalCircuito = demanda energética/hora = 70 kg x 60 min x 0,133 kcal = 559 kcal

Como Emagrecer com Hidroginástica

A demanda energética da hidroginástica estima-se em torno de 0,070 kcal por quilograma de peso corporal a cada minuto. Sendo estes valores estimados em relação à prática da modalidade sem equipamentos e métodos modernos de ensino (e que estes provavelmente proporcionarão um aumento do gasto energético).

Exemplo
Sexo = feminino
PC = 60 kg
Duração = 40 min
Demanda energética = 60 kg x 40 min x 0,070 kcal =
168 kcal

Como Emagrecer com caminhada, gastos calóricos

A estimativa de energia consumida durante uma caminhada deve ser realizada em razão da velocidade empregada, distância percorrida e peso corporal do indivíduo. A uma velocidade entre 50 a 100 m/min, ou de 3 a 6 km/h, deverá ocorrer uma demanda energética por volta de 0,6 kcal a cada quilometro percorrido por kg/peso corporal.
Custo energético(caminhada) = 0,6 kcal x distância(km) x PC(kg)


Exemplo:
PC = 70 kg
D = 6 kg
Custo energético(caminhada( = 0,6 kcal x 6 km x 70 kg = 252kcal

Como emagrecer - Calcular calorias dos alimentos

É extremamente importante conhecer a quantidade de calorias em alimentos.

Assim, elaborei uma tabela que permite o cálculo de calorias dos alimentos, uma vez que possui uma calculadora incorporada, funcionando como tabela de dieta.

Assim para obter o cálculo de calorias dos alimentos que pretende, basta que seleccione cada alimento pretendido, seleccionando o respectivo campo, e automáticamente aparecerá sempre no final da tabela o valor total das calorias actualizado.

Nesta tabela dividimos os alimentos em 5 categorias:

A - Frutas e produtos hortícolas;
B - Carne e derivados, peixes e ovos;
C - Cereais e derivados, tubérculos e leguminosas;
D - Lacticínios;
E - Bebidas, gorduras, óleos e outros alimentos.


Os dados relativos às calorias de cada alimento foram obtidos aqui.

AFrutas e Produtos HortícolasDosePeso Calorias
Abacatemeia unidade200 g324
Ananás1 fatia100 g52
Ananás em calda1 taça150 g184
Abóbora1 pires de chá100 g40
Agrião1 prato peq.25 g6
Alface1 prato peq.35 g6
Alho1 dente5 g7
Ameixa preta1 unidade50 g22
Ameixa vermelha1 unidade50 g27
Avelã1 unidade3 g19
Azeitona1 unidade5 g11
Banana1 unidade100 g120
Banana preta1 unidade70 g62
Beringela1 colher sopa30 g6
Beterraba1 prato peq.37 g17
Brócolos1 pires de chá60 g22
Cenoura1 unidade50 g25
Cogumelo1 pires de chá80 g15
Couve-manteiga1 prato peq.50 g13
Couve-flor1 pires de chá80 g25
Couve de Bruxelas1 pires de chá100 g59
Damasco1 unidade30 g19
Ervilha1 colher sopa20 g18
Espinafre1 prato peq.80 g18
Figo1 unidade100 g68
Goiaba1 unidade100 g57
Laranja1 unidade100 g43
Lentilha1 concha 120 g152
Limão1 unidade60 g22
Maça1 unidade100 g64
Manga1 unidade260 g182
Maracujá1 unidade100 g90
Melancia1 fatia100 g31
Melão1 fatia100 g30
Morango1 unidade10 g4
Nabo1 unidade100 g35
Noz1 unidade5 g35
Pepino1 unidade150 g22
Pera1 unidade100 g63
Pêssego1 unidade100 g52
Pêssego em calda1 unidade40 g67
Pimentão1 unidade50 g15
Pinhão1 unidade10 g22
Rabanete1 unidade10 g2
Repolho1 prato peq.20 g8
Salada de frutas1 taça160 g230
Sopa de feijão1 prato300 g289
Sopa de Legumes1 prato300 g215
Tangerina1 unidade100 g50
Tomate1 unidade100 g25
Uva1 cacho150 g118
Uva passa1 chávena100 g298
Vagem1 colher sopa20 g10
BCarne e derivados, peixe e ovosDosePesoCalorias
Almôndega1 unidade50 g60
Atum1 posta 130 g150
Atum em óleo1 lata184 g483
Bacalhau1 posta 100 g169
Bacon1 fatia25 g142
Bife a cavalo1 porção140 g196
Bife à milanesa1 porção160 g580
Bife de vaca frito1 porção130 g330
Bife de porco frito1 porção130 g365
Camarão1 unidade25 g21
Carne de vaca1 porção100 g140
Carne de frango1 porção100 g107
Carne de galinha1 porção100 g235
Carne de Perú1 porção100 g153
Carne de porco1 porção100 g285
Carne de seca1 porção100 g213
Carne de soja1 porção100 g106
Caviar1 colher 20 g40
Cheeseburguer1 unidade150 g600
Clara de ovo1 unidade30 g13
Costela de vaca1 unidade100 g380
Coxa de galinha1 unidade50 g221
Croquete de carne1 unidade25 g86
Empada de frango1 unidade23 g256
Fígado de vaca1 bife130 g157
Filete de frango1 porção120 g128
Frango assado1 coxa 40 g48
Frango assado1 peito 180 g217s
Frango assado1 sobrecoxa65 g78
Frango frito1 coxa 40 g58
Frango frito1 peito 180 g280
Frango frito1 sobrecoxa65 g94
Gema de ovo1 unidade20 g71
Hambúrguer de vaca1 unidade100 g248
Hambúrguer de frango1 unidade100 g234
Hambúrguer de peixe1 unidade100 g74
Hambúrguer de peru1 unidade100 g148
Lagosta 1 porção100 g84
Linguado1 filete100 g87
Linguiça1 filete100 g87
Lombo de porco1 porção100 g363
Lulas1 porção100 g87
Mortadela1 fatia15 g42
Ovo frito1 unidade50 g102
Peixe à escabeche1 filete120 g219
Peixe à escabeche1 posta200 g366
Peixe à milanesa1 filete 115 g305
Peixe cozido1 posta 200 g196
Peixe frito1 filete 120 g436
Perú1 coxa 80 g124
Perú1 peito 100 g155
Pescada1 filete100 g97
Picanha1 fatia100 g250
Presunto cozido1 fatia25 g85
Rosbife1 fatia40 g66
Salmão1 porção100 g211
Salsicha1 unidade50 g165
Sardinha assada1 unidade100 g120
Truta1 filete100 g89
CCereais, afins, tubérculos, leguminososDosePesoCalorias
Amêndoa1 unidade3 g19
Amendoim1 pires de chá100 g595
Amido de milho1 colher sopa20 g69
Aveia em flocos1 colher sopa15 g49
Arroz branco cozido1 colher sopa40 g44
Arroz integral cozido1 colher sopa40 g45
Batata cozida1 unidade80 g68
Batata frita1 palito10 g27
Farinha de milho1 colher sopa20 g73
Farinha de trigo1 colher sopa20 g75
Feijão preto1 colher sopa120 g137
Feijoada1 porção300 g456
Grão-de-bico1 colher sopa20 g23
Milho1 colher sopa20 g25
Trigo1 colher sopa20 g72
DLacticiniosDosePesoCalorias
Iogurte desnatado1 unidade200 g84
Iogurte natural1 unidade200 g152
Leite condensado1 colher sopa30 g101
Leite desnatado1 copo250 ml90
Leite em pó desnatado1 colher sopa20 g70
Leite semidesnatado1 copo250 ml135
Manteiga1 colher café5 g38
Margarina normal1 colher café5 g36
Margarina light1 colher café5 g18
Queijo parmesão1 fatia25 g101
Queijo suíço1 fatia25 g101
Requeijão1 colher sopa25 g75
Requeijão light1 colher sopa25 g45
EBebidas, gorduras, óleos e outrosDosePesoCalorias
Açúcar1 colher sopa25 g100
Agua de coco1 copo200 ml41
Aguardente1 copo100 ml231
Bolacha água e sal1 unidade8 g32
Bolacha recheada1 fatia140 g540
Bolo recheado1 fatia140 g540
Bolo simples1 fatia100 g160
Cerveja1 copo300 ml126
Champanhe1 taça100 ml70
Chantilly1 colher sopa200 ml90
Chocolate amargo1 tablete30 g185
Chocolate em barra1 tablete30 g163
Chocolate branco1 tablete30 g170
Coca-cola1 copo200 ml78
Conhaque1 copo100 ml249
Fanta1 copo200 ml108
Gelatina1 taça100 g238
Geleia1 colher sobr.15 g36
Gin tónico1 copo100 ml230
Guaraná1 copo200 g64
Lasanha1 porção300 g620
Licor1 cálice30 g103
Mel1 colher sopa20 g62
Milk shake chocolate1 copo300 ml345
Milk shake morango1 copo300 ml336
Molho bolonhesa1 colher sopa20 g36
Molho de tomate1 colher sopa20 g10
Molho branco1 colher sopa20 g100
Mostarda1 colher sopa15 g12
Mousse de chocolate1 taça150 g300
Mousse de maracujá1 colher sopa35 g99
Óleo de canola1 colher sopa10 g63
Óleo de girassol1 colher sopa10 g82
Óleo de milho1 colher sopa10 g90
Óleo de soja1 colher sopa10 g90
Pipocas1 pacote100 g403
Pistachio1 porção100 g640
Pizza 4 queijos1 fatia120 g370
Pizza mozzarella1 fatia120 g289
Pudim de chocolate1 taça150 g173
Pudim de claras1 porção50 g107
Pudim de leite1 taça150 g138
Rum1 copo100 ml231
Salame1 fatia25 g74
Sumo de laranja natural1 copo200 ml128
Sumo de tomate natural1 copo200 ml22
Torresmo1 pires chá100 g540
Tarte de limão1 fatia85 g335
Tarte de maçã1 fatia100 g252
Uisque1 copo50 ml120
Vinagre1 colher sopa10 g2
Vinho branco1 copo100 ml87
Vinho tinto1 copo100 ml75
Vodka1 copo100 ml230
Waffles1 unidade25 g73
Total de Calorias: 0.00